Acaê Bauru

Com R$ 70 mil em recursos e foco na autonomia feminina, projeto destaca transparência na gestão de recursos do terceiro setor e compromisso com a inclusão produtiva

A Associação Comunidade em Ação Êxodo (ACAÊ) foi selecionada pelo Edital Bracell Social 2025 para financiar o Projeto: ACAÊ de Inclusão Produtiva: Caminhos para a Mobilidade Social e Acesso à Cultura, que atende mulheres do Programa de Inclusão Produtiva, iniciativa que irá capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade.

O investimento, no valor de R$ 70.249,40, representa não apenas um aporte financeiro, mas um voto de confiança na força transformadora do terceiro setor e na transparência de suas ações.

Coordenado por Natália Isabele Barbe, o projeto terá duração de oito meses e oferecerá workshops de corte e costura, oficinas de empreendedorismo, rodas de conversa e visitas culturais. As ações têm como foco atender 30 mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente mães solo, vítimas de violência, em situação de acolhimento ou cumprimento de medidas socioeducativas.

programa-inclusao-produtiva

“Nosso maior compromisso é com a transformação real e duradoura. A Casa PIP (Programa de Inclusão Produtiva) nasce da escuta ativa dessas mulheres, da compreensão de seus contextos e da crença de que oferecer capacitação técnica, rede de apoio e vivência cultural é um caminho sólido para a autonomia”, afirma Natália Barbe.

A coordenadora da ACAÊ e do projeto ressalta a importância da aprovação da Casa PIP pelo edital da Bracell Social 2025. “Foram apresentados 106 projetos das cidades de Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Botucatu e Bauru, sendo que aqui do município, 49 organizações concorreram. O projeto da Casa PIP foi um dos nove projetos aprovados”, celebra.

Transparência e impacto social

A escolha da ACAÊ pelo Bracell Social reforça um critério essencial: a transparência na aplicação de recursos públicos e privados. A associação, que desde 2006 atua em parceria com a Prefeitura de Bauru e a Secretaria Municipal de Assistência Social, tornou-se referência em boas práticas de gestão no terceiro setor, com parcerias sólidas com o Instituto Federal de Bauru, Receita Federal, Fundo Social de Solidariedade, entre outros.

“Quando falamos em terceiro setor, falamos em compromisso com a dignidade humana. Cada centavo investido neste projeto será revertido em oportunidade, pertencimento e mobilidade social para dezenas de mulheres. E faremos questão de mostrar isso com total clareza à sociedade”, completa a coordenadora.

O papel do terceiro setor

Para além do impacto direto para as usuárias da Casa PIP, o projeto simboliza o papel essencial que organizações da sociedade civil exercem na articulação de políticas públicas e na implementação de soluções sociais onde o Estado muitas vezes não consegue chegar sozinho.

A Casa PIP pretende ser um espaço de acolhimento e potência. Com encontros regulares, mentorias, formação empreendedora e inserção no mercado, o projeto espera capacitar dezenas de mulheres, promover novos empreendimentos e construir redes comunitárias de apoio e solidariedade.

“Transformar uma vida é transformar um território inteiro. Estamos falando de mães que sustentam lares, mulheres que serão multiplicadoras de saberes e agentes de mudança em suas comunidades”, conclui Natália Barbe.

Sobre a ACAÊ

Fundada em 2006, a ACAÊ é uma organização sem fins lucrativos voltada à inclusão social, com três unidades (Alfa, Beta e Casa PIP) e ampla atuação em serviços de convivência, geração de renda, inclusão produtiva e estímulo ao primeiro emprego, com atendimento às crianças e adolescentes de 6 a 15 anos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), jovens entre 16 e 24 anos (Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego), adultos (Programa de Inclusão Produtiva) e idosos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Ética, transparência e respeito à dignidade humana são os pilares da entidade.

Sobre o Bracell Social

apresentacao-bracell-social-23-05-2025

O programa Bracell Social apoia projetos de impacto social em comunidades do entorno das unidades da Bracell, com foco em desenvolvimento sustentável, inclusão e fortalecimento comunitário. A seleção dos projetos contempla critérios como viabilidade, relevância social e integridade na gestão dos recursos.

As ações do Bracell Social atuam em três pilares:

  • Educação: Investimos em projetos que contribuem para a evolução no desempenho de educadores e alunos e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da educação pública.
  • Empoderamento: Incentivamos e fortalecemos grupos produtivos e negócios sociais, promovendo espaços de aprendizagem com foco na liderança, protagonismo e geração de trabalho e renda.
  • Estar Bem: Promovemos saúde, cidadania, cultura e qualidade de vida para a população vizinha às nossas operações, por meio de ações, projetos e serviços.

Serviço:

ACAÊ Alfa: Sargento Leôncio Ferreira dos Santos, 1-40, Parque Roosevelt – Bauru-SP

ACAÊ Beta: Rua Arnaldo Rodrigues de Menezes, 17-155, Parque Jaraguá – Bauru-SP

CASA PIP: Rua Emílio dos Santos, 1-21, Jardim Progresso – Bauru-SP

Instagram: https://www.instagram.com/acaealfaebeta / https://www.instagram.com/costuraecria.acae/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *