Iniciativas, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, são voltadas para jovens e adultos dos bairros Parque Roosevelt e Jaraguá
A Acaê – Associação Comunidade em Ação Êxodo é uma organização social que atua em Bauru desde 2006, oferecendo programas e serviços de assistência social voltados à promoção da cidadania, inclusão e oportunidades para todas as idades.
Com unidades nos bairros Parque Roosevelt (Acaê Alfa) e Parque Jaraguá (Acaê Beta), a instituição abre inscrições gratuitas para os cursos e capacitações do Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego (PEPE) e do Programa de Inclusão Produtiva (PIP), ambos realizados por meio de Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Bauru.
Os interessados podem se inscrever pessoalmente em uma das unidades da Acaê ou entrar em contato pelos números WhatsApp:
Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego (PEPE)
Voltado para jovens de 15 a 24 anos, o PEPE é oferecido na unidade Acaê Beta, no Parque Jaraguá, com o objetivo de reconhecer o trabalho e a educação como direitos de cidadania. O programa desenvolve conhecimentos sobre o mundo do trabalho, além de capacitar os participantes com competências técnicas e comportamentais essenciais para sua inserção no mercado.
“O PEPE possibilita o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania, desenvolvendo conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas e básicas”, destaca Natália Isabele Barbe, coordenadora-geral da Acaê, que reforça o convite aos jovens para iniciar o ano impulsionando a carreira profissional rumo ao sucesso.
Muitos dos jovens formados pelo PEPE já concluem o curso com uma vaga de estágio ou emprego garantida. Em 2024, participantes do programa foram contratados por empresas de diversos segmentos, como supermercados, planos de saúde, telefonia, telemarketing, organizações sociais e setor público. “Isso demonstra que os jovens precisam apenas de oportunidades para aprender e conquistar seus objetivos”, enfatiza a coordenadora.
Programa de Inclusão Produtiva (PIP)
O PIP, voltado às mulheres, oferece cursos de Beleza (design de sobrancelhas, manicure e pedicure), realizado na unidade Acaê Beta, e de Corte e Costura e Costura Criativa, que será realizado a partir deste ano na “Casa PIP”, que fica na Rua Emílio dos Santos 1-21, no Bairro Jardim Progresso. O curso de costura conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal de São Paulo, que promove um curso de empreendedorismo feminino.
Os cursos proporcionam habilidades técnicas e práticas, criando oportunidades reais de geração de renda e desenvolvimento pessoal. “Muitas mulheres chegam ao programa buscando acolhimento e um espaço de convivência que restaure sua dignidade e ofereça propósito”, explica Natália.
O principal objetivo do PIP é garantir autonomia profissional para mulheres que, na maioria dos casos, são as principais provedoras de suas famílias. “O programa promove a integração dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho, a partir da mobilização e acesso a serviços, programas e cursos de qualificação profissional e inclusão produtiva”, reflete a coordenadora.
Os produtos confeccionados nas oficinas de Costura Criativa são comercializados, garantindo recursos para aquisição de materiais e insumos, beneficiando as próprias alunas.
Serviço
Inscrições gratuitas para os Programas de Estímulo ao Primeiro Emprego (PEPE) e de Inclusão Produtiva (PIP), realizados pela Acaê em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Como se inscrever:
Comparecer a uma das unidades da Acaê:
- Acaê Alfa: Rua Sargento Leôncio Ferreira dos Santos, 1-40, Parque Roosevelt
- Acaê Beta: Rua Arnaldo Rodrigues de Menezes, 17-155, Parque Jaraguá
Ou entrar em contato pelos WhatsApp: